Atividades de Matemática para 2 ano para imprimir

Nas atividades de Matemática para 2 ano encontramos modelos bem variados quando o aluno aprende sobre os sistemas de numeração, grandezas e medidas, espaço e forma, além de algumas operações.

Como todo professor sabe, no momento de escolher as melhores atividades seja de matemática ou qualquer outra disciplina escolar, é preciso muita atenção para optar por modelos que chamem a atenção das crianças, e com isso, incentive-as a cooperarem com o professor.

Todo professor deve Lembrar que ensinar é uma arte, mas, além disso, o professor precisa amar o que faz e transmitir esse amor também para com seus alunos, dessa forma ele vai ter o grande apoio para poder ensinar e preparar seus alunos para os desafios que os esperam.

Na 2ª série do ensino fundamental as crianças ainda se mostram irrequietas em sala de aula, pois não tem uma boa noção do que é ficarem algumas horas por dia em uma sala onde elas não estão acostumadas, longe de casa e das pessoas que ela ama. Por isso, é dever do professor oferecer atividades com as quais elas tenham prazer em trabalhar.

Entre as atividades que podemos oferecer a esses alunos podemos citar:

Conhecendo o calendário – para essa atividade o professor deverá providenciar uma folha de calendário do ano letivo com o mês que se pretende pesquisar. Com essa folha de calendário em mãos cada aluno deverá responder perguntas como:

atividades-de-matematica-para-2-ano

Imagem 1- Um modelo de atividade onde o aluno deverá completar o percurso em ordem decrescente até chegar na bola, uma maneira bem divertida para o aluno aprender as numerações.

atividades-de-matematica-2-ano-dezenas

Imagem 2- Nessa atividade o aluno vai ter que encontrar o caminho que leva o bezerro até sua mãe com a sequencia crescente de 10 em 10 onde ajuda o aluno a aprender os números e também na soma deles.

atividades-de-matematica-2-ano-numerais-em-letras

Imagem 3- Já aqui você tem um modelo de atividade com cruzadinha respondendo as perguntas corretas abaixo e escrevendo por extenso na cruzadinha podendo colorir para deixar a atividade mais bonita.

imagem-3

Imagem 4- Um modelo de atividade que ajuda o aluno a praticar a  adição e subtração de forma bem bacana e muito bem elaborada onde o aluno aprenderá de maneira fácil e divertida.

imagem-4

Imagem 5- Esses modelos de atividades escolares ajudam os alunos a aprenderem de forma mais pratica e fácil, ajudando em seu desenvolvimento no qual aqui o aluno aprende a adição.

  • Quantas quartas-feiras existem no mês, que dia do mês será o último sábado, que dia cai o segundo domingo do mês, entre outras questões.

Pintando os balões – o professor deverá providenciar uma folha contendo alguns balões com algumas contas de subtração ou adição dentro deles. Junto com os desenhos de balões também vai ter um diagrama mostrando o nome de algumas cores com os resultados dessas contas.

Os alunos vão então buscar pelos resultados de cada uma das contas, conferir o resultado no diagrama e depois disso, pintar cada balão de acordo com o que é pedido no diagrama.

Apenas os números ímpares – o professor deverá oferecer uma relação dos números de 1 a 100 para os seus alunos. O dever de cada aluno será colorir apenas os números ímpares dessa relação e depois copiá-los separadamente dos números pares.

Apenas os números pares – para essa atividade o professor irá providenciar uma folha contendo todos os números de 1 a 100. Cada aluno deverá então assinalar os números pares e depois copiá-los separadamente.

Pense e responda – se no pátio da escola estão estacionadas 25 bicicletas, quantas rodas podemos contar então? (Resposta 50).

imagem-5

Imagem 6- Uma atividade com alguns casos em que o aluno terá que resolver o problema de cada questão, aprendendo a fazer cálculos, onde estimula seu raciocínio, memória e criatividade.

imagem-6

Imagem 7- Uma atividade de adição e subtração bem simples porem bem elaborada onde o aluno desenvolve seu raciocínio aprendendo a somar e diminuir  e ainda poder colorir todo desenho.

imagem-7

Imagem 8- A adição é uma operação básica da álgebra em sua forma mais simples e essa atividade ajuda as crianças a desenvolverem melhor as continhas de somar onde essa atividade traz diversas somas para o aluno resolver.

imagem-8

Imagem 9- Mais um modelo de atividade de adição muito bem elaborada para os alunos desenvolverem a soma dos números onde trazem diferentes continhas de somar para os alunos resolverem.

imagem-9

Imagem 10- Uma atividade em que o aluno terá que trocar os símbolos em cada quadrado por numerais completando cada tabela, com desenhos bem divertidos onde o aluno também poderá colorir.

– Dois amiguinhos foram à sorveteria e pediram um sorvete para cada um com 2 bolas. Porém, se aproximou um terceiro amigo mais guloso e pediu o dobro de bolas que os dois primeiros amigos haviam pedido. Quantas bolas de sorvete esse terceiro amigo pediu? (Resultado 8 bolas).

– Maria serviu 3 cenouras para o seu coelho, porém ele só conseguiu comer uma cenoura. Quantas cenouras ficaram? (Resposta 2 cenouras).

– Se um par de meias equivale a 2 meias, quantas meias vamos contar em 15 pares? (Resposta 30 meias).

– Em um aquário havia 8 peixinhos que encantavam todas as pessoas que paravam para observá-los, porém, Pedro o dono desses peixes deu 2 peixinhos para sua tia e mais 2 peixinhos para um amigo. Quantos peixes sobraram no aquário de Pedro? (Resposta 4 peixinhos).

Caça-resultados – para essa atividade o professor deverá providenciar uma folha contendo algumas contas de subtração. Além disso, é preciso providenciar nessa mesma folha um caça-palavras onde se encontram ocultos os resultados dessa subtração.

Os alunos então vão primeiramente responder essas contas para depois buscar os resultados no caça-palavras e destacar esses resultados com um círculo.

Números vizinhos – o professor deverá providenciar uma folha contendo alguns números salteados. Nessa atividade os alunos deverão apontar qual é o número anterior e também posterior a cada número apresentado na folha.

Essa atividade pode ser oferecida com as ilustrações, dessa forma a criança vai poder exercitar também a arte da pintura.

imagem-11

Imagem 11- Aqui o aluno deverá ligar corretamente e depois observar os números e escreve-las por extenso ajudando também o aluno a praticar sua escrita e ainda poder colorir a tarefa.

imagem-12

Imagem 12- Uma atividade bem elaborada para você ensinar seus alunos a aprender de forma mais pratica e fácil, essas atividades ajudam em seu desenvolvimento, memoria, criatividade e raciocínio.

imagem-13

Imagem 13- Um modelo de tarefa para seus alunos poderem fazer em casa e também uma ótima opção de prova para passar na sala de aula, com atividades muito bem elaboradas para seus alunos aprenderem.

imagem-14

 

Imagem 14- Nessa atividade o aluno pratica a soma dos números de maneira bem pratica e fácil de aprender, uma ótima tarefa para tema de casa onde você pode continuar com mais operações para eles resolverem.

imagem-15

 

Imagem 15- Uma atividade para os alunos resolverem onde eles praticam a adição e subtração, continhas que eles irão usar em toda sua vida, capacitando seu raciocínio para um melhor desenvolvimento.

Quantas frutas existem – em um pé de manga podemos contar 35 mangas que estão quase no ponto de serem colhidas. No chão, embaixo da Mangueira, existem 25 mangas caídas por não terem resistido ao vento, quantas mangas podemos contar ao todo? (Resposta 60 mangas).

Essas e muitas outras atividades ou algo semelhante a elas são encontradas facilmente nos sites pedagógicos na internet. Com isso, você que é professor agora não precisa mais perder tanto do seu precioso tempo para preparar esse material.

Por conta das vantagens que a tecnologia moderna nos apresenta, basta acessarmos os sites respectivos, escolhermos as atividades e então baixarmos para imprimir. No momento das escolhas leve em consideração o grau de dificuldades de seus alunos, isso para que não falta de entusiasmo por parte das crianças.

imagem-16

Imagem 16- Aqui o aluno devera observar os números e completar com oque é pedido, aprendendo a contagem dos números de uma forma bem bacana que com certeza seus alunos irão gostar.

imagem-17

Imagem 17-  Várias continhas para seus alunos resolverem onde ele aprende a adição praticando com essa tarefa bem fofa, podendo também colorir os ursinhos para deixar a tarefa mais bonita.

imagem-18

Imagem 18- Um caça palavras bem divertido onde o aluno vai ter que encontrar os resultados das continhas ao lado dentro do caça palavras, uma forma bem legal para seus alunos aprenderem.

imagem-19

Imagem 19- E aqui o aluno está aprendendo as formas geométricas no qual ele terá que pintar as figuras representadas abaixo com as cores indicadas e depois liga-las corretamente na segunda tarefa.

imagem-20

Imagem 20- E por ultimo uma atividade onde o aluno vai ter que completar o caminho para o saci chegar no seu destino colocando os números que estão faltando na sequencia correta.

Todo professor nessa hora precisa lembrar que a criança precisa de alguns mimos, por isso, quanto mais atraentes forem essas atividades de matemática, melhores serão os resultados.

Leia Também: