Atividades de MATEMÁTICA para o 3 ano para crianças

Buscando maior apoio para os estudos as atividades de Matemática para o 3 ano que podemos encontrar na internet contribuem satisfatoriamente na vida do estudante que busca por materiais suplementares a fim de aprimorar os conhecimentos sobre essa matéria que é considerada o bicho-papão por muitos estudantes.

Graças a essas atividades extras encontradas em sites especializados o estudante por sua própria conta pode enfrentar novos desafios com cálculos matemáticos diversos para melhorar o entendimento sobre os assuntos estudados na escola, e com isso, haverá um melhor aproveitamento do ano letivo.





Em nossos dias com a concorrência cada vez maior no mercado de trabalho, os mais espertos é que se dão bem, e para que isso aconteça é preciso um preparo bem especial de cada candidato, e para esse preparo as atividades de Matemática para o 3 ano extras aceleram o aprendizado de cada aluno preparando-o mais rapidamente para os próximos anos de escola.

Sabemos que no passado podíamos contar apenas com o que encontrávamos em livros, mas hoje com a tecnologia moderna ao nosso alcance, basta acessarmos a internet para encontrarmos os assuntos diversos sobre cada matéria estudada no colégio, e com isso podemos nos desafiar para aperfeiçoar nossos conhecimentos, nesse caso sobre Matemática, facilitando o trabalho do professor e também com benefícios para nós mesmos.



Alguns cuidados que o professor deverá tomar no momento de escolher as atividades de matemática para 3 ano:

  • Na medida do possível, procure facilitar as tarefas para os alunos, isso evitará que eles percam o incentivo para estudar
  • Certifique-se que as atividades a serem passadas aos alunos já é de conhecimento deles
  • Toda criança gosta de desenhos, por isso, busque por atividades que tragam as ilustrações para colorir

Em nossos dias, buscar a ajuda da internet para  preparar as aulas é algo muito comum, o que permite que o professor providencie todo o material em menos tempo. Para isso, existem uma grande variedade de modelos de atividade de matemática prontos para serem baixados, como. por exemplo, esse que vemos na imagem abaixo.

Cruza adição

Quando se trata de cruzadas, toda a atividade é bem vinda pelos alunos, independente da disciplina escolar. Na imagem abaixo temos um exemplo de atividade em que primeiramente o aluno deverá preencher o cabeçalho e depois responder as questões de matemática para depois completar as cruzadas.

Muitos alunos na fase inicial dentro de salas de aula já tiveram a oportunidade de aprender matemática com o jogo chamado Dominó da Multiplicação. Veja o modelo na imagem abaixo, mas a criança primeiramente deverá preencher o cabeçalho para depois completar o jogo.

Nosso próximo exemplo de atividades de matemática 3 ano também vai exigir que os alunos caprichem no colorido dos desenhos para que toda a atividade fique mais aparente. O trabalho começa com o cabeçalho que deverá ser preenchido pela criança e depois ela deverá estudar o que é pedido para buscar os resultados e então colorir a resposta certa.

Já no terceiro ano escolar as crianças começam a aprender sobre os números romanos. Para ajudá-los a entender melhor sobre esses números, temos abaixo um exemplo de atividade que eles gostarão de resolver e no final, ainda colorir o bonito desenho que está ao lado para deixar a folha de atividades mais apresentável.

Divertidas

Na atividade que temos na imagem abaixo, os alunos deverão colorir o caminho que apontam os resultados pares nas contas de multiplicação. No final do trabalho, os alunos ajudarão o sapo a chegar na lagoa e todo o desenho poderá ser colorido, o que ajudará as crianças a desenvolverem a arte da pintura.

O jogo de caça resultados é sempre bem visto pelos alunos, pois eles estimula a imaginação, a concentração, o raciocínio e muito mais. Na atividade abaixo temos esse jogo, mas antes os alunos deverão preencher o cabeçalho e depois resolver cada uma das questões de adição para depois então, buscar pelos resultados no diagrama.

Nosso próximo exemplo de atividade que é encontrada facilmente na internet, traz os desenhos que poderão ser coloridos, mas a tarefa principal é fazer a multiplicação e achar os resultados pares para destacar e com isso, encontrar o caminho para ir a escola. Esse tipo de atividade, além de ajudar os alunos a fazer contas de multiplicação, também ajuda a desenvolver a imaginação, a concentração e outras funções.

Qual é o peso? Essa é uma atividade de matemática que exige um pouco mais de atenção dos alunos no momento de responder as questões. Os alunos primeiro deverão observar cada figura para saber do peso de cada criança representada para depois, então, responder as perguntas corretamente e finalizar com a pintura dos desenhos.

Números pares e ímpares

Entre as muitas atividades que os professores irão encontrar para preparar as aulas para seus alunos está esse modelo abaixo que ajuda as crianças a reconhecerem os números pares e ímpares. Com as ilustrações nessa atividade, os alunos deverão formar os grupos para depois identificar se é um grupo par ou ímpar.

Entre as atividades de matemática 3 ano que vamos encontrar nos sites pedagógicos na internet, também podemos destacar o modelo da imagem abaixo. Nessa atividade os alunos deverão trabalhar com números maiores que 100, o que exigirá um pouco mais de atenção por parte de cada um para não se atrapalharem.

Mais um exemplo de atividade de matemática que os alunos ficam bem empolgados na hora de resolver. Na imagem abaixo temos um Caça-adições acompanhado de um lindo desenho de palhaço que no final poderá ser colorido, mas antes, os alunos deverão responder as questões abaixo e buscar cada resultado no emaranhado de números circulando cada um dos resultados.

Decomponha

Outro tipo de atividade que contribui bastante no aprendizado dos alunos é a atividade de decomposição como vemos na imagem abaixo. Os alunos deverão responder essa atividade baseando-se no exemplo inicial e, depois disso, ainda poderão colorir o bonito desenho que tem no final da folha.

Mais um modelo de atividade que ajudará os alunos a entender melhor a matemática é a que vemos na imagem abaixo. Nessa atividade os alunos deverão fazer a soma dos números para descobrir os resultados e assim, formar os pares dos calçados separando-os com cores diferentes e por fim, contar quantos pares de calçados existem e quantos calçados são ao todo.

Na imagem abaixo temos mais uma atividade de matemática bem ilustrada que vamos encontrar na internet e que no final os alunos deverão colorir. Porém, antes de trabalhar com os lápis de cor, será preciso resolver as operações de adição e subtração colocando o resultado logo abaixo de cada operação.

Outra atividade de cruzadinha para que os alunos se motivem a aprender a matemática. Observe como essa atividade é divertida, pois primeiramente os alunos deverão responder as questões ao lado e então, guiando-se pelas letras, é só montar as cruzadas com os números correspondentes.

Caça resultado

Já que as crianças apreciam, nada como apostar em mais um modelo de caça-resultados que vamos encontrar na internet e ajudá-las a aprender a matemática. Na atividade que temos abaixo, os alunos deverão responder as questões abaixo do diagrama para depois buscar pelos resultados e destacá-los com cores diferentes.

História matemática

Mais atividades de matemática 3 ano, agora com alguns problemas bem fáceis de resolver. Nessa atividade com muitas ilustrações os alunos deverão então ler com atenção a cada uma das questões para depois responder corretamente e no final, relaxar usando os lápis de cor para colorir cada desenho.

Mais uma atividade de matemática, agora os alunos vão aprender um pouco mais sobre as figuras geométricas. Observe que primeiramente eles precisarão preencher o cabeçalho colocando o próprio nome e o nome do professor e depois buscar no caça-palavras o nome de cada figura geométrica representada nos desenhos.

No terceiro ano primário, os alunos também trabalham com a arte para aprender matemática. No modelo de atividade que temos abaixo, o aluno vai primeiro preencher o cabeçalho e depois irá trabalhar com palitos que deverão ser colados na folha obedecendo a cada pedido para depois também, mostrar os resultados.

Probleminhas

Quando se fala em atividades de matemática para os alunos do terceiro ano primário, certamente que estas apresentam muitos problemas a serem resolvidos, tais como o modelo que vemos na imagem abaixo. Nessa atividade temos 4 problemas matemáticos para serem resolvidos e depois ainda temos uma charada que será o maior desafio para os alunos responderem.

Na terceira série do ensino primário, as crianças precisam aprender a conhecer as horas. No modelo de atividade que temos a seguir é bem fácil aprender, pois vemos que essa atividade tem a figura de vários relógios marcando horários diferentes para que a criança descubra e aponte logo abaixo de cada figura.

Outra atividade que todo aluno gosta de trabalhar com muita disposição. Veja que se trata de mais uma atividade de matemática bem ilustrada, mas a tarefa principal dos alunos será compor os números que estão nas sentenças abaixo e depois procurar os resultados no diagrama com o caça-números que faz lembrar um ovo.

Mais um modelo de atividade de matemática onde os alunos deverão resolver as adições. Observe que para essa atividade, primeiro os alunos vão preencher o cabeçalho para depois se dedicar ao trabalho com dedicação para não se confundirem nos cálculos e, nesse caso, as respostas se encontram no rodapé da folha.

Quebra-cabeça com divisão

Na imagem abaixo, temos uma atividade com recortes onde o aluno deverá resolver as contas de divisão. Os alunos deverão primeiro preencher o cabeçalho para depois resolver as divisões e recortar cada figura para colar em cima do resultado e então ter uma agradável surpresa com o quebra-cabeça que será montado.

Por isso, se você é pai ou mãe de estudantes que levam a sério seus estudos, pense na ideia de buscar pelas atividades de Matemática para o 3 ano para colocar nas mãos dos filhos, pois essa atitude só tem a beneficiar esses estudantes que melhorarão seu rendimento escolar que estarão melhor preparados para os desafios do futuro.



Leia Também: