ATIVIDADES DO FOLCLORE BRASILEIRO, cruzadinhas, desenhos e muito mais


By Maria Clara | 15 de junho de 2017.

Facilitando a vida de professores e alunos, as atividades do Folclore Brasileiro agora podem ser encontradas nos variados modelos na internet, pois graças a essa tecnologia moderna presente na vida da maioria dos seres humanos, hoje tanto os professores que precisam preparar os conteúdos para passar para os alunos em sala de aula como os alunos que buscam por exercícios de reforço podem tirar muitas vantagens.






Todos nós sabemos da importância de se conhecer sobre o folclore, pois afinal de contas é parte da cultura brasileira, porém nem sempre é tão simples assim entender sobre esse assunto, mas com as atividades diversas que encontramos na internet, cada aluno poderá dispor de exercícios diversos para gravar os assuntos na memória.

Com as atividades do Folclore Brasileiro vamos encontrar exercícios como os desenhos para colorir, práticas de origami, ditados, interpretação de textos, caça-palavras, palavras cruzadas, entre outros que ajudam a entender e conhecer sobre os diversos personagens do folclore.






Ainda com respeito ao folclore brasileiro, graças a essas muitas atividades que estão a disposição dos interessados na internet, podemos aprender sobre as comidas típicas, as danças e tudo o mais referentes a esse assunto.

Por isso, se você é professor ou se você é estudante, não perca mais tempo, procure por essas atividades do Folclore Brasileiro na internet e facilite seu trabalho como professor ou seu aprendizado como aluno, pois é para isso que a tecnologia existe na nossa vida, trazer as facilidades para todos e colaborar para a evolução na educação.

Como buscar por atividades do Folclore Brasileiro:

  • busque atividades de acordo com a sua clientela, idade, nível de aprendizagem
  • procure atividades que despertem o foco de interesse dos alunos
  • Não esqueça que seus alunos precisam se sentir atraídos por cada atividade
  • Na internet encontramos modelos bem diversos, aproveite essas facilidades

Veja no exemplo abaixo de atividades do Folclore Brasileiro, que traz o desenho do personagem e também algumas informações a seu respeito. Dessa forma, enquanto a criança desenvolve a arte da pintura também vai se sentir atraída para aprimorar os conhecimentos a respeito desses personagens.

Qual é a criança que não gosta de quebra-cabeça. Essa é uma atividade das quais as crianças mais apreciam, e elas são muito importantes para melhorar o cognitivo das crianças, especialmente para desenvolver a imaginação e a atenção dos alunos.

Nas atividades de matemática, é imprescindível que o professor facilite as coisas para os alunos, uma vez que essa disciplina não é a mais apreciada na escola. Então através da pintura dos gorros como vemos no exemplo abaixo, cada criança sentir-se-á motivada a realizar a tarefa, mesmo com o receio de não ter sucesso nos acertos.

Para mexer com a imaginação da criança, nada melhor do que uma tarefa escolar com atividades do Folclore Brasileiro, para que os alunos escrevam uma história sobre os personagens do folclore ou mesmo das histórias infantis. Assim, elas podem expor tudo aquilo que conhecem, expondo suas ideias.

Outra atividade muito apreciada seja pelas crianças ou pelos adultos, são as palavras cruzadas. Por conta disso, esse tipo de atividade também contribui para o aprendizado das crianças, desde que, como vemos o exemplo abaixo, essa atividade seja facilitada pelos desenhos.

Mais uma atividade que pode ser sugerida pelos professores aos seus alunos é essa que vemos como exemplo abaixo, onde os alunos vão relacionar os desenhos com a resposta as perguntas. Essa não é uma atividade muito fácil, por isso, por vezes o professor deverá dar uma atenção especial a alguns alunos.

A atividade de caça-palavras é mais uma daquelas que as crianças apreciam bastante, ainda mais quando elas trazem o desenho respectivo para facilitar a procura dos alunos no emaranhado de letras. Depois de encontradas as palavras o aluno ainda poderá colorir os desenhos.

Qual é a criança que não gosta de pintar? Essa atividade é quem sabe a mais preferida de cada criança, principalmente das meninas que tem bom gosto e conseguem com maior facilidade combinar as cores e realizar as tarefas com muita disposição.

Uma atividade muito especial para desenvolver a concentração da criança, o “encontre o caminho” . No exemplo abaixo mostrando a figura do Saci, a criança depois de descobrir o caminho certo até o redemoinho poderá colorir os desenhos e melhorar também sua coordenação motora fina e exercitar a arte da pintura.

No exemplo de atividade abaixo a criança tem a oportunidade de mostrar ao professor e colegas quais são os seus gostos quando se trata de brincadeiras. Na imagem existem algumas alternativas e a criança depois de resolver a atividade ainda poderá colorir cada desenho orientada pelo professor.

Na imagem seguinte vemos dois tipos de atividades que o professor pode passar aos alunos. Na primeira as crianças deverão ordenar as letras de acordo com as linhas para descobrir sobre os personagens enquanto que na segunda atividade temos o jogo do “encontre o caminho” que exige muita concentração por parte dos alunos.

Mais uma atividade de matemática onde temos alguns desenhos para incentivar os alunos na realização da tarefa. Essa é mais uma atividade em que o aluno no final poderá colorir cada desenho se acaso o professor assim orientar.

Na imagem abaixo temos mais um exemplo do jogo “encontre o caminho” agora com os personagens da Turma da Monica, com personagens muito conhecidos da garotada. Não esqueça, caro professor, que tudo é válido quando as crianças se sentem motivadas a realizar as tarefas propostas. 

Como as atividades são as preferidas das crianças, nada melhor que colocar os desenhos de personagens do folclore brasileiro para incentivar os pequenos alunos na arte da pintura. Nesse caso, o professor também poderá contar algumas histórias aos alunos referentes a cada personagem.

Outra atividade para colorir para que as crianças desenvolvam a coordenação motora fina e também a criatividade. Além disso, elas tem a oportunidade de diferenciar as cores e fazer lindos trabalhos com muita disposição.

Mais uma figura representando um personagem do folclore  e mais uma atividade para que os alunos mostrem o que sabem fazer com os lápis de cor colorindo o desenho da forma que acharem mais conveniente enquanto alimentam suas fantasias de criança. 

Na imagem seguinte temos mais uma atividade para colorir, porém, agora, um desenho mais complexo já que aparecem personagens diferentes, o que exige maior esforço por parte do aluno e quem sabe maior atenção por parte do professor para instruir os alunos.

Mais uma atividade que será bem útil no aprendizado dos alunos. Na imagem abaixo entendemos que o aluno deverá observar a cena e depois disso inventar uma história referente ao que ele interpretar no desenho, mas para que o aluno se sinta motivado a realizar a tarefa, é bom que o professor o auxilie.

 

Na imagem abaixo vemos uma atividade bastante interessante que ajudará os alunos a aprimorarem seus conhecimentos, porém, antes de começar a resolver as questões deverão ler atentamente. Os alunos deverão indicar no quadro ao lado a natureza dos nomes encontrados na primeira coluna. 

Na imagem abaixo vemos o exemplo de mais uma atividade de caça-palavras, que, como sabemos é bastante apreciada pelos alunos. O professor pode incentivar cada aluno a colorir cada um dos desenhos depois de terminada a tarefa principal. 

As  atividades de adivinhações são muito úteis no aprendizado do aluno, uma vez que elas ativam a imaginação da criança e melhoram a concentração. Neste caso se a criança não sabe ler, o professor poderá ler e provocar a resposta da criança, senão ela mesma poderá exercitar a leitura e interpretação. 

Quando a criança já está em fase de leitura, é importante exercícios de ditado oral, e de recorte como esta sugestão abaixo. Nesta atividade aparecem as figuras e a criança deverá recortar as palavras  que nomeiem corretamente cada imagem.

Para alunos a partir do terceiro ano, já é possível incentivar a mente através de atividade como esta onde a frase aparece incompleta. É legal a ideia de provérbios populares como os do exemplo abaixo.

O caça palavra é uma das atividades mais desafiadoras, mas que também conquista a maior parte das crianças. ótimo para exercitar a atenção, concentração, percepção visual, noção espacial, organização, limites, reconhecimento de letras, sílabas e palavras, entre outros conceitos importantes na aprendizagem. 

Aqui você tem mais um modelo de cruzadinha e caça palavras. Tanto numa como noutra atividade, a ideia é a de completar ou encontrar a palavra de acordo com o questionamento correspondente. Exige muita atenção do aluno. 

Bom, é isso, atividades para incentivar a garotada no estudo, é que não faltam mesmo! O que precisa é pesquisar e escolher aquelas que sejam apropriadas a cada clientela, ok? Sucesso!!!!

 







Tags: