Atividades para deficientes intelectuais para prática

Ao escolher atividades para deficientes intelectuais, o professor deve estar ciente das dificuldades dos educandos, possibilitando maneiras criativas para auxiliá-los em suas limitações de raciocínio.

Quem trabalha com este tipo de aluno, sabe que os desafios são muitos, e depois de entender o diagnóstico do aluno, este deve buscar meios que irão favorecer o aprendizado e também o ensinar.

Alunos com essas deficiências tendem a ter 3 características em comum, como a dificuldade de comunicação, falta de concentração e pouca capacidade para compreender a lógica das línguas, isso porque não consegue compreender a escrita, e precisa de um atendimento diferenciado.

Então vamos a algumas dicas de atividades para deficientes intelectuais:

Falta de concentração – para estes um espaço organizado, com regras e rotina e também atividades lógicas, é o ideal.

Para este não adianta falar, repetir e frizar. O que ele precisa é aprender de diferentes maneiras. e o primeiro passo é desenvolver a atenção. Jogos de tabuleiro, quebra cabeça, jogo de memória, imitação de sons, movimentos são essenciais.

Deficiência intelectual – esta é a limitação de habilidades causada por vários fatores, entre eles, pelo menos dois podem ser apontados num caso: comunicação, auto cuidado, adaptação social, saúde e segurança, entre outros.

E este problema pode aparecer em situações variadas e complexas. podem ainda aparecer por fatores genéticos como síndrome de down, meningite, uso de drogas, problemas no parto, prematuridade entre outros.

Não dá para esquecer de que Transtornos Globais do desenvolvimento também podem causar limitações, um exemplo está no autismo.

Música – Esta pode ser uma grande aliada nas atividades para deficientes intelectuais.

Leia Também: