Conheça o Centro Histórico de São Paulo, com fotos

O Centro Histórico de São Paulo está localizado bem no centro da capital paulista bem na região onde a cidade teve seu início quando foi fundada em 1554. Nessa região encontramos museus, Centros Culturais, escritórios do governo do Estado e também do município, estabelecimentos comerciais tradicionais, praças, faculdades, palácios e muito mais.

Essa região que ajuda a contar a história da cidade de São Paulo abrange uma área de 4.4 km² onde encontramos 57 edifícios públicos e 910 edifícios tombados pelo Patrimônio Cultural, uma excelente opção para quem chega à cidade e quer aprimorar seus conhecimentos enquanto se encanta com a bonita arquitetura que as construções apresentam.

Ao chegar à região em 1554 um grupo de padres Jesuítas alcançou o planalto de Piratininga onde encontraram um lugar perfeito para instalar o Colégio dos Jesuítas, ponto de partida para a origem da cidade, quando as primeiras casas construídas eram de taipa. Hoje essa região é conhecida como Centro Velho ou Triângulo Histórico.

Esse triangulo aponta o Igreja de São Francisco, Igreja da Ordem do Carmo e Mosteiro São Bento, locais muito visitados pelos turistas que chegam a cidade.

O Centro Histórico por muitos anos foi considerado o ‘Coração Financeiro’ de São Paulo onde era encontrado o maior pólo comercial, serviços públicos e bancário dentro da cidade. Hoje, apesar de ter perdido muito desse poder, ainda tem atraído grande número de pessoas que chegam a negócios ou a turismo.

centro histórico de são paulo praça da sé
centro histórico de são paulo
Prédios antigos compoem o centro histórico de São Paulo
predios centro historico sao paulo

Entre os pontos turísticos que se destacam podemos citar:

Catedral Metropolitana de São Paulo – muita beleza reunida em uma construção apenas, essa catedral é considerada uma das maiores igrejas em estilo neogótico do mundo. A Igreja está localizada na Praça da Sé onde também encontramos o Ponto Zero, a área mais central da cidade de onde partem as medidas para todo o estado Paulista.

catedral metropolitana de sao paulo
catedral metropolitana sao paulo igreja catolica

Mosteiro São Bento – esse é uma das igrejas católicas mais importantes na história de São Paulo, e tem quase a mesma idade. Entre os motivos que fazem a fama desse mosteiro estão os deliciosos pães artesanais e outros quitutes preparados pelos monges.

No último domingo de cada mês é servida uma deliciosa refeição na hora do almoço, e todos estão convidados a conhecer as delícias que ali são servidas. Além disso, o mosteiro também é muito conhecido pelo canto gregoriano que pode ser ouvido todas as tardes.

Mosteiro de Sao Bento
Mosteiro de Sao Bento

mosteiro de São Bento visto de fora

Pinacoteca do Estado de São Paulo – o prédio de tijolos a vista foi construído entre 1887 e 1905 e traz uma cobertura transparente permitindo maior luminosidade natural no interior, com isso, todo turista que chega para visitar o museu sente-se muito satisfeito durante as duas horas que pode visitar o local.

vista externa da Pinacoteca de São Paulo
pinacoteca do estado de São Paulo
patio interno da pinacoteca de sao paulo

Pateo do Collegio – esse é o pátio do colégio Jesuíta, local onde foi erguida a primeira construção de São Paulo. Apesar dessa primeira construção não mais existir, hoje encontramos um prédio que traz o mesmo estilo arquitetônico da época.

pateo do collegio

Nesse local encontramos o Museu Padre Anchieta que traz uma maquete de como era o local no século XVI, diversas imagens sacras, relicários do século XVII e XVIII entre outros atrativos dignos de serem conhecidos.

Edifício Martinelli – esse edifício com 130 m de altura com uma arquitetura em estilo clássico foi construído pelo Conde Giuseppe Martinelli e está situado na Praça Antônio Prado. Nesse edifício encontramos um terraço onde existe uma mansão preparada como morada para a família do Conde.

MARTINELLI – SÃO PAULO (SP) – 17.08.2010 – GERAL – VISTA DO PREDIO MARTINELLI , NA AVENIDA SÃO JOÃO,35. O TERRAÇO NO 26 ANDAR FOI REFORMADO E VOLTA A RECEBER VISITANTES. FOTO: JOSE CORDEIRO/SPTURIS.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Theatro Municipal – esse teatro foi projetado em 1911 destinado a receber a elite paulistana. O prédio tem uma arquitetura com traços renascentistas barrocos do século XVII e o seu interior é um verdadeiro luxo, com vitrais, mosaicos e até mesmo a presença de um lustre com 7 mil cristais belgas.

foto theatro municipal de sao paulo
theatro-municipal-sao-paulo escadaria

Centro Cultural Banco do Brasil – construído em 1901 esse edifício passou a ser a sede do Banco do Brasil a partir do ano de 1927, mas em 2001 tornou-se o Centro Cultural. Hoje o edifício é um dos tombados pelo Condephaat onde agora é palco de diversas expressões artísticas.

centro cultural banco do brasil
por dentro do centro cultural do banco do brasil

Catavento Cultural – instalado em um edifício com arquitetura eclética, o local já abrigou a Assembléia Legislativa do Estado e a Prefeitura Municipal. Esse edifício fica na divisa do Distrito da Se com o Brás no Parque Dom Pedro II. Aqui encontramos um espaço dedicado as ciências e possui atrações para promover a interação com o público.

catavento cultural de sao paulo
catavento cultural sp

Viaduto Santa Efigênia – Esse viaduto com estrutura metálica apresenta uma bonita arquitetura em estilo Art Nouveau com todo material trazido da Bélgica foi inaugurado em 1913, uma obra de engenharia que é um verdadeiro espetáculo.

Edifício do Banespa – inspirado no Empire State Building de Nova York, esse edifício foi inaugurado em 1947 e pode ser visto mesmo de muito longe devido a sua altura com mais de 161 metros. Nesse edifício funciona um mirante com uma visão panorâmica de mais de 40 km de distância, especialmente para o lado leste e sudoeste.

edificio banespa sp

Além desses, ainda existem muitos outros pontos turísticos na região. Nessa região encontramos uma grande mistura de pessoas oriundas de diversas partes do Brasil e também estrangeiros.

Leia Também: