O Centro Histórico de São Paulo está localizado bem no centro da capital paulista bem na região onde a cidade teve seu início quando foi fundada em 1554. Nessa região encontramos museus, Centros Culturais, escritórios do governo do Estado e também do município, estabelecimentos comerciais tradicionais, praças, faculdades, palácios e muito mais.
Essa região que ajuda a contar a história da cidade de São Paulo abrange uma área de 4.4 km² onde encontramos 57 edifícios públicos e 910 edifícios tombados pelo Patrimônio Cultural, uma excelente opção para quem chega à cidade e quer aprimorar seus conhecimentos enquanto se encanta com a bonita arquitetura que as construções apresentam.
Ao chegar à região em 1554 um grupo de padres Jesuítas alcançou o planalto de Piratininga onde encontraram um lugar perfeito para instalar o Colégio dos Jesuítas, ponto de partida para a origem da cidade, quando as primeiras casas construídas eram de taipa. Hoje essa região é conhecida como Centro Velho ou Triângulo Histórico.
Esse triangulo aponta o Igreja de São Francisco, Igreja da Ordem do Carmo e Mosteiro São Bento, locais muito visitados pelos turistas que chegam a cidade.
O Centro Histórico por muitos anos foi considerado o ‘Coração Financeiro’ de São Paulo onde era encontrado o maior pólo comercial, serviços públicos e bancário dentro da cidade. Hoje, apesar de ter perdido muito desse poder, ainda tem atraído grande número de pessoas que chegam a negócios ou a turismo.
Entre os pontos turísticos que se destacam podemos citar:
Catedral Metropolitana de São Paulo – muita beleza reunida em uma construção apenas, essa catedral é considerada uma das maiores igrejas em estilo neogótico do mundo. A Igreja está localizada na Praça da Sé onde também encontramos o Ponto Zero, a área mais central da cidade de onde partem as medidas para todo o estado Paulista.
Mosteiro São Bento – esse é uma das igrejas católicas mais importantes na história de São Paulo, e tem quase a mesma idade. Entre os motivos que fazem a fama desse mosteiro estão os deliciosos pães artesanais e outros quitutes preparados pelos monges.
No último domingo de cada mês é servida uma deliciosa refeição na hora do almoço, e todos estão convidados a conhecer as delícias que ali são servidas. Além disso, o mosteiro também é muito conhecido pelo canto gregoriano que pode ser ouvido todas as tardes.

Pinacoteca do Estado de São Paulo – o prédio de tijolos a vista foi construído entre 1887 e 1905 e traz uma cobertura transparente permitindo maior luminosidade natural no interior, com isso, todo turista que chega para visitar o museu sente-se muito satisfeito durante as duas horas que pode visitar o local.
Pateo do Collegio – esse é o pátio do colégio Jesuíta, local onde foi erguida a primeira construção de São Paulo. Apesar dessa primeira construção não mais existir, hoje encontramos um prédio que traz o mesmo estilo arquitetônico da época.
Nesse local encontramos o Museu Padre Anchieta que traz uma maquete de como era o local no século XVI, diversas imagens sacras, relicários do século XVII e XVIII entre outros atrativos dignos de serem conhecidos.
Edifício Martinelli – esse edifício com 130 m de altura com uma arquitetura em estilo clássico foi construído pelo Conde Giuseppe Martinelli e está situado na Praça Antônio Prado. Nesse edifício encontramos um terraço onde existe uma mansão preparada como morada para a família do Conde.
Theatro Municipal – esse teatro foi projetado em 1911 destinado a receber a elite paulistana. O prédio tem uma arquitetura com traços renascentistas barrocos do século XVII e o seu interior é um verdadeiro luxo, com vitrais, mosaicos e até mesmo a presença de um lustre com 7 mil cristais belgas.
Centro Cultural Banco do Brasil – construído em 1901 esse edifício passou a ser a sede do Banco do Brasil a partir do ano de 1927, mas em 2001 tornou-se o Centro Cultural. Hoje o edifício é um dos tombados pelo Condephaat onde agora é palco de diversas expressões artísticas.
Catavento Cultural – instalado em um edifício com arquitetura eclética, o local já abrigou a Assembléia Legislativa do Estado e a Prefeitura Municipal. Esse edifício fica na divisa do Distrito da Se com o Brás no Parque Dom Pedro II. Aqui encontramos um espaço dedicado as ciências e possui atrações para promover a interação com o público.
Viaduto Santa Efigênia – Esse viaduto com estrutura metálica apresenta uma bonita arquitetura em estilo Art Nouveau com todo material trazido da Bélgica foi inaugurado em 1913, uma obra de engenharia que é um verdadeiro espetáculo.
Edifício do Banespa – inspirado no Empire State Building de Nova York, esse edifício foi inaugurado em 1947 e pode ser visto mesmo de muito longe devido a sua altura com mais de 161 metros. Nesse edifício funciona um mirante com uma visão panorâmica de mais de 40 km de distância, especialmente para o lado leste e sudoeste.
Além desses, ainda existem muitos outros pontos turísticos na região. Nessa região encontramos uma grande mistura de pessoas oriundas de diversas partes do Brasil e também estrangeiros.