Como Cuidar de Assadura de bebê ( Tratamentos )

Saber como cuidar de assadura de bebê certamente é um assunto que toda mãe ou futura mãe deveria saber, pois se nós adultos sofremos quando elas acontecem, podendo resolver o problema por nossa conta, imagine os bebês que são indefesos.

Sem dúvida alguma, o melhor dos remédios é sempre a prevenção, e isso, é um cuidado que todas as mães devem ter especialmente no momento de trocar o bebê.

Com todo o cuidado de mãe, é melhor reduzir o tempo de vistoria para saber se o bebê precisa ou não ser trocado. Lembre-se que os recém-nascidos e mesmo até alguns meses de vida, o bebê não tem horário certo para suas necessidades.

Como acontece as assaduras

Em geral, as assaduras acontecem por conta das fezes ou mesmo da urina. Os bebês fazem suas necessidades e a mãe ou responsável, desatenta demora mais para trocá-la, isso, deixa a criança úmida por mais tempo, dando tempo a ação das bactérias que agem sobre a pele causando irritação e consequentemente as assaduras.

Outros fatores causadores de assaduras

As assaduras também podem ser causadas pelos efeitos negativos de algum medicamento provocando alergias ou mesmo pelo atrito da fralda com a pele sensível do bebê que acaba irritando e também causando assaduras.

Cuidados na hora do banho

Toda vez que a mãe ou responsável for dar banho no bebê, é importante cuidar para que ela fique bem seca e, além disso, um talco de qualidade também ajudará a evitar as assaduras.

Como saber que a criança está com assaduras

É claro que não é uma regra, mas se acaso a criança estiver incomodada ou mesmo chora especialmente quando se meche muito, é muito provável que ela esteja com assaduras.

No momento da verificação, se a criança apresentar vermelhidão na região da virilha ou mesmo no bumbum, é bom tratar que é assadura.

As assaduras podem aparecer em qualquer local no corpo onde existe uma prega na pele, pois o próprio suor em um dia mais quente poderá dar início a esse tipo de irritação que faz o bebê sofrer bastante.

Como cuidar de assadura de bebê

  • Óleo de coco – o óleo de coco é bastante nutritivo e altamente recomendado na cozinha, mas também contribui com muita eficácia na prevenção e combate as assaduras no bebê. Basta passar um pouquinho de óleo nas regiões sujeitas a assadura, sempre que a criança for trocada.
  • Amido de milho – o amido de milho, independente de marca também é amigo dos bebês, pois tanto previne como combate as assaduras. Para prevenir, use o amido de milho como se fosse talco espalhando nas regiões que precisam ser cuidadas, e se acaso já existirem as assaduras, faça uma pasta com água e passe sobre os ferimentos.
  • Óleo de gergelim – o óleo de gergelim é um produto natural que além de ser usado na cozinha, também ajuda a prevenir e combater as assaduras no bebê. Esse óleo é rico em vitamina E que é essencial para a saúde da pele deixando a pele do bebê hidratada, macia e bem protegida.
  • Chá de Melissa – prepare uma chaleira de chá de melissa e adicione à água do banho. Isso será de grande ajuda para um tratamento menos dolorido.
  • Pomada de Calêndula – essa pomada podemos encontrar na farmácia e ter a disposição em casa, pois além da ação analgésica, a pomada tem efeitos cicatrizantes.
  • Bicarbonato de sódio – dilua 1 colher (chá) em 3 litros de água morna para lavar as regiões afetadas pelas assaduras no bebê. Esse tratamento tem efeito calmante, cicatrizante e ainda ajuda a impedir a ação de bactérias.
  • Água de arroz – a água de arroz contém amido e age da mesma forma que o amido de milho. Coloque 1/2 xícara de arroz para ferver e 1/2 litro de água e depois que levantar fervura, deixe amornar para usar no tratamento das assaduras colocando a água sobre os ferimentos com a ajuda de algodão.
  • Chá de Camomila – prepare uma chaleira de chá de camomila e adicione na água do banho do bebê. Assim como a Melissa, esse chá tem efeito analgésico e cicatrizante.
  • Deixe a pele respirar – independente do remédio usado para combater as assaduras, é importante deixar a fralda aberta por algum tempo permitindo que a pele respire, isso vai apressar o tratamento com resultados mais rápidos aliviando os sofrimentos da criança.
  • Evite as fraldas – nos dias mais quentes do ano, na medida do possível, evite colocar fraldas no bebê, isso vai deixá-lo mais livre e certamente poderá prevenir e até ajudar a combater as assaduras.

Para você que deseja saber como cuidar de assadura de bebê, lembre-se que é justamente nos meses mais quentes do ano que as assaduras tendem a aparecer, especialmente quando a criança fica com roupas demais. Sendo assim, se possível, permita que ela use apenas uma roupinha leve, economize as fraldas que o bebê vai ficar mais contente.

Perigos da Assadura

É muito importante que os pais ou responsáveis pelo bebê identifiquem logo o aparecimento de assaduras, pois se acaso o tratamento demorar, ou se for mal feito, essas assaduras poderão se tornar um caso mais grave podendo causar bolhas e o aparecimento de feridas.

Em casos mais agravantes, o aparecimento das feridas podem ser um chamarisco para a formação de micoses e infecções bacterianas cujo tratamento é mais complicado precisando de intervenção médica.

Leia Também: