Como fazer o Passaporte Italiano, veja se você tem esse direito

Para quem deseja saber como fazer o Passaporte Italiano, já podemos adiantar que existem algumas condições para que isso aconteça e também é necessário um pouco de paciência, uma vez que a fila de interessados para conseguir o documento é bem extensa, isso para quem desejar fazer esse passaporte aqui pelo Brasil.

Precisamos entender que esse documento só é emitido para cidadãos italianos e então imagina-se que o requerente tem a cidadania desse país, por isso, é necessário que cada indivíduo que desejar o documento viva pelo menos um determinado período de tempo nesse país para confirmar sua residência e daí então dar entrada nesse documento.

Muita gente já se deu conta dos benefícios que se pode alcançar por quem vai morar e trabalhar na Itália e em toda a Europa, uma vez que estando lá, você pode decidir o país onde realmente deseja morar, estudar e trabalhar.

assistencia completa do processo na italia para fazer o passaporte italiano

como fazer o passaporte italiano e passo a passo da cidadania italiana

fotos e dicas de como fazer o passaporte italiano

quem tem direito de fazer o passaporte italiano

Mas se acaso você resolver tirar o seu passaporte lá na Itália, os documentos necessários são os mesmos pedidos aqui no Brasil, ou seja, certidão de nascimento, casamento, e as copias de certidão de óbito de seu antepassado até a sua pessoa. Mas nesse caso, existe uma diferença, pois lá você com esses documentos em mãos irá agendar o seu atendimento para encaminhar logo a documentação, sem necessidade de enfrentar as filas, porém com a necessidade de um comprovante da sua residência no país.

Maneira mais barata de tirar o passaporte – para quem deseja economizar, o que é muito natural, é preciso um arranjar alguém na Itália que lhe forneça hospedagem de graça, pelo menos até que você tenha esse passaporte válido em mãos. Porém, para quem resolver fazer tudo sozinho pensando justamente em economizar, precisará ficar todo o tempo de espera morando na Itália, sem poder trabalhar, uma vez que também precisará comprovar sua residência.

Além disso, para acelerar o processo, melhor é iniciar o processo em uma cidade menor com menor número de habitantes. Em geral, o passaporte pode sair em um prazo de 3 a 4 meses se pedirmos o documento em uma cidade com menos de 100.000 habitantes.

Maneira mais cara para conseguir o passaporte – para quem pode gastar e não pretende esquentar a cabeça correndo atrás de tanta documentação, poderá contratar uma empresa especializada, mas mesmo assim precisará permanecer na Itália durante o tempo necessário até que seja aprovado o documento, mas nesse caso, existem algumas dessas empresas que cobram todas as despesas em um pacote apenas, por isso, fique esperto.

Passaporte por procuração – buscar o passaporte italiano com a ajuda de um procurador é uma das alternativas mais sugeridas em nossos dias, uma forma segura e sem riscos de ilegalidade. Nesse caso você ainda precisará estar na Itália, porém com menor tempo de permanência, o bastante para que você seja inscrito como residente na cidade onde fará o processo de transferência.

Dessa forma, então, você viaja para a Itália fica o tempo necessário para ser aceito como residente, e então volta ao Brasil para aguardar o processo legal para seu passaporte e com isso, pode trabalhar e estudar por aqui enquanto espera pelo seu passaporte.

conheça como fazer o passaporte italiano

monte seu processo para fazer seu passaporte italiano

saiba como e onde fazer o passaporte italiano

Mas é claro que na Itália você precisará encontrar uma empresa que realmente seja confiável para que faça toda a negociação para que o passaporte aconteça, e para isso, precisará fazer suas pesquisas. Nesse caso, vale muito o conselho de amigos e quem sabe parentes que já conheçam algumas dessas empresas.

Empresas confiáveis – para quem desejar fazer toda essa documentação por procuração existem pelo menos duas empresas italianas consideradas de confiança, são elas a Polentona Cidadania Italiana e a Saga e Ferrara isso, segundo alguns brasileiros que já se utilizaram de seus serviços e que as consideram entre as melhores opções para resolver essa questão.

Uma garantia a mais dessa confiabilidade é que essas empresas atuam na região norte do país, e segundo os entendidos, as empresas da região sul não merecem todo esse respeito.

Existem pessoas que encontram maiores facilidades conseguir essa documentação, outros nem tanto, por isso, é preciso ficar esperto e ter calma na hora de buscar por esses documentos, e ao buscar pelos órgãos competentes, certifique-se que são órgãos legais de fato, isso evitará futuros aborrecimentos.

Além disso, se você pretende sair do Brasil para morar na Itália, provavelmente já deve ter alguém que te conheça nesse país, ou quem sabe tem algum amigo ao seu lado que tenha maior experiência quanto a requisição desse documento. Por isso, em primeiro lugar, confie nessas pessoas que são mais chegadas e só busque ajuda de estranhos se realmente for necessário.

Preços – o preço desse passaporte é de 116 Euros correspondentes a documentação a toda a documentação que dá uma validade de 10 anos de permanência no país. Depois desse período esse documento precisará ser renovado.

Existem alguns boatos que sugerem muitas dificuldades para se conseguir esse passaporte junto à embaixada italiana no Brasil, com processos em andamento que chegam a 250 mil e pessoas aguardando na fila por mais de 10 anos.

Leia Também: