Como fazer uma HORTA EM casa ( passo a passo )

É cada vez mais difícil se alimentar de uma maneira saudável comendo  frutas e verduras e saber que nesses alimentos não foram usados agrotóxicos.

Então muitas vezes ficam dúvidas no ar, e o que surge na nossa mente é será que eu posso fazer uma horta aqui em casa? Mas como vou fazer? Onde consigo a terra o adubo e a semente? ou posso plantar as mudinhas?

Essas e outras informações vamos ter abaixo através de diversas formas de cultivar a sua horta em casa.

Horta na terra

Não é preciso ter muita experiência com a lida na terra para preparar uma horta no quintal de casa, basta ter um local apropriado sem muita sombra. Para preparar os canteiros, com a terra adubada, as alternativas são bem diversas, veja o exemplo.

Outra boa ideia para preparar os espaços para os canteiros de uma horta caseira. As verduras que vemos na foto, só são bonitas como parecem por conta da terra adubada e, nesse caso, devemos dar preferência para adubo orgânico que tornam as plantas mais saudáveis.

No momento de preparar a terra para os canteiros, é importante optar por uma terra livre de pedras e outro tipo de sujeira que não seja orgânica. Mas como nem sempre isso é possível, podemos peneirar a terra para deixá-la bem soltinha.

Em nossos dias, já podemos encontrar alguns tipos de substratos no mercado. Estes já vem pronto para uso, basta apenas misturá-lo a terra em doses bem generosas, mas para quem preferir um adubo orgânico mais barato, o adubo de peru é o mais indicado.

 

Dentro de vasos de plantas

Para aqueles que moram em apartamentos ou mesmo em uma casa sem um quintal adequado para cultivar uma horta, também existe solução. Nesse caso, você que deseja saber como fazer uma horta em casa, poderá cultivar suas plantinhas em vaso.

Que tal cultivar uma horta em caixotes de madeira? Veja que bonito exemplo que pode servir de inspiração, pois temos um vaso feito de madeira de paletes com oito divisórias e ainda tem uma prateleira inferior.

Na imagem seguinte, temos um cultivo de moranguinhos em potes plásticos. Agora, quando você for ao mercado e decidir comprar um sorvete para levar para casa, já sabe onde poderá utilizar o pote que geralmente é jogado no lixo.

Quando falta o espaço apropriado para cultivar uma horta, a imagem abaixo mostra mais uma ótima ideia. Como vemos, são alguns tipos de temperos cultivados em vasos plásticos que estão acomodados na soleira da janela.

Horta e garrafa pet

Em nossos dias é cada vez maior o número de pessoas que estão cultivando suas hortaliças em vasos feitos com o PET. Cuidando para que a terra seja bem adubada e não falte umidade suficiente para as plantas se desenvolverem, a ideia dá certo.

Mais uma imagem mostrando uma horta vertical cultivada em vasos feitos com garrafas PET que estão presas a parede de concreto. As garrafas de 2 litros são cortadas na lateral e suspensas por fios, ideia prática e bonita.

Mais duas ideias bem criativas para quem desejar saber como fazer uma horta em casa. Um dos exemplos mostra os vasos feitos de PET que são acomodados no chão, enquanto que o outro exemplo mostra um arranjo feito com o mesmo PET vasos colocados um sobre o outro.

Outra ideia para fazermos o nosso próprio cultivo de hortaliças em casa e nos alimentarmos com mais saúde. Agora os vasos são feitos com garrafões de 5 litros de PET que também são cortados na lateral e acomodados no piso.

Na Sacada do Apartamento

Nossa próxima imagem mostra uma horta vertical para quem desejar cultivar suas plantinhas em apartamento. Os vasos ficam suspensos por cordas de sisal presas em uma armação de madeira na parede e também os vasos são envoltos em sisal.

Outra ideia bem criativa para quem desejar cultivar flores, chás e outras plantas na sacada do apartamento. Dessa vez, temos uma armação feita de paletes para acomodar os vasos de cerâmica com plantas variadas.

Agora temos uma imagem mostrando um jardim vertical, projetado em uma armação de madeira de palete sem ocupar muitos espaços no apartamento. Vemos que o palete está colocado bem junto a janela onde estão colocados vários vasos de plástico com mudas de flores.

Plantando tomates em casa

Vejam só que bonita imagem mostrando o cultivo de tomates em garrafas PET suspensas. Essa idéia, além de contribuir com nossa saúde, também vai ajudar na decoração de casa, pois os vasos podem ser pendurados na varanda.

Com um pouco de criatividade e cuidados, podemos cultivar nossas hortaliças até mesmo em cima da mesa na cozinha. O segredo é não deixar faltar umidade na terra fértil e oferecer um pouco de luz para as plantas, nunca esquece-las no escuro.

Com os vasos feitos de garrafas PET, você que deseja saber como fazer uma horta em casa, não precisará de muitos espaços e vai ter todas as condições de colher hortaliças saudáveis, livres de agrotóxicos nocivos à saúde.

 

Ainda mais uma imagem mostrando o cultivo de tomates em um vaso feito do casco de bateria que também é provido de rodas. Imagine você cultivando tomates dessa forma sem ter um espaço próprio para uma horta.

Agora que você já viu as diversas formas para cultivar uma horta em casa, é só fazer seus planos e trabalhar. Mas não esqueça de que a terra para o cultivo deverá ser bem adubada e também não devemos esquecer das regas frequentes, pois não pode faltar umidade.

Leia Também: