Conceito de O que é Ciência?

Desde o início da humanidade, o homem sente a necessidade de entender o que acontece ao seu redor. Principalmente por causa do medo e o assombro que ele sentia quanto às questões da natureza e que não podiam ser dominadas ou previstas como os desastres naturais.

Assim nasceu a ciência, importante meio para dar significado e ordem à natureza e desde então, estudiosos de diferentes culturas e sociedades dedicaram suas vidas para desvendar os mistérios do mundo em que viviam.

Veja o Que é Ciência

O objetivo desde texto é trazer informações sobre o que é ciência, um pouco da sua história na humanidade, mostrar os fundamentos da ciência contemporânea, quais os tipos de conhecimento que não são ciência e as divisões das ciências como conhecidas na atualidade.

A palavra ciência vem do latim scientia (ou episteme, em grego), que tem sua origem no termo scire, que é aprender, conhecer.

Mais sobre o Que é Ciência

O primeiro conceito diz que: ciência é conhecimento da natureza e exploração desse conhecimento (KNELLER, 1980). O que significa que desde o início, o homem teve que pesquisar, prestar a atenção na natureza para poder entender o que acontecia e ao mesmo tempo utilizar a natureza a seu favor.

Acredita-se que os maiores propósitos que levaram o homem a desenvolver a ciência foram o assombro e o medo.

O medo era aliviado a partir do momento que se descobria que a natureza era ordenada e inteligível, já o assombro começava neste reconhecimento. Com o crescimento da ciência o homem começou a dominar o mundo e o assombro era à força das grandes realizações científicas. O medo é um dos principais geradores de conhecimento da humanidade.

o que e ciencia 1
o que e ciencia 2
o que e ciencia 3
o que e ciencia 4
o que e ciencia 5
o que e ciencia 6
Leia Também: