Dominando o Português – Regras para escrever com CH e X

Entender as regras para escrever com CH e X é de fundamental importância para quem deseja ter uma ortografia impecável e com isso se tornar bem aplicado na Língua Portuguesa garantindo como recompensa uma melhor classificação em concursos de vestibular e outros mais, mas para que esse conhecimento seja real, é importante que cada aluno treine sua ortografia consultando quando necessário um bom dicionário.

Quando surgir as dúvidas sobre como escrever algumas palavras se com X ou com CH podemos usar regras como a presença de ditongos anterior as letras em questão, após palavras iniciadas com prefixo ‘EN’ ou então em palavras iniciadas com a sílaba ‘ME’, em cada um desses casos e mesmo em palavras de origem indígena ou africana usa-se a letra X.

Usando então essas regras para escrever com CH e X podemos citar a palavra Ameixa, Baixo, Mexerica, Mexicano, Xampu, Xavante, Enxame, Enxugar, Xará, entre outras. Já para casos em que não podemos usar essas regras, usa-se o dígrafo CH, porém existem alguns casos em que ocorre o prefixo EN que são grafadas com CH, entre elas a palavra Encher e Encharcar.

Ainda como regra, nos substantivos que começam com a sílaba ME usa-se também o dígrafo CH, porém na forma verbal o correto é usar a letra X.

Bem sabemos que a língua portuguesa não é tão simples assim para se entender e somente os alunos mais aplicados é que podem ser vitoriosos e ter sucesso no aprendizado, por isso, se você pretende ter esse sucesso os estudos, deixe de brincadeira e se dedique nos estudos.

Aproveite que a tecnologia moderna está ao seu alcance e busque pelos sites especializados na internet para tirar suas dúvidas com respeito às regras para escrever com CH e X pesquisando nos sites que tratam desse assunto.

Leia Também: