LETRAS DO ALFABETO para alfabetização de crianças

Encontradas nos modelos diversos as letras alfabeto para alfabetização contribuem diretamente para atrair a atenção dos pequenos estudantes que ainda se sentem intimidados na sala de aula nos primeiros anos de escola.






Indicadas para atividades variadas essas letras podem ainda vir acompanhadas com desenhos ilustrativos para serem pintados pelos alunos, e, com isso, enquanto eles aprendem a se familiarizar com cada letra até poderem montar as palavras também desenvolvem a arte da pintura.

Essas letras podem ser usadas como item decorativo no quarto das crianças, como em tapetes feitos em EVA ou mesmo em feltro, em bordados do cobre leito, quem sabe como chaveiros, e em outros itens decorativos no quarto da criança.






Imprima o alfabeto e aproveite e ensine seu filho e aluno.

Para despertar maior interesse das crianças elas também podem ser usadas em forma de quebra-cabeça, nesse caso podemos providenciar todas as letras do alfabeto e então escolher algumas palavras fáceis para a criança montar, assim ela precisará procurar pelas letras enquanto monta a palavra escolhida.

Contanto que a criança tenha o incentivo necessário para aprender a ler e escrever todas as atividades com as letras do alfabeto são válidas, por isso, seja criativo e invente novas formas para atrair a atenção das crianças.

Imagem 2 – Se você é professor da educação infantil e está em busca de dicas de atividades que ensinem e façam com que as crianças treinem as letras do alfabeto que são fundamentais na alfabetização, aqui você terá um sequência de atividades com as letras para lhe ajudar e ajudar a poupar muito trabalho.

Imagem 3 – Começando a sequência de atividades por esta abaixo é claro, com exercícios com a letra A, para as crianças treinarem, com a imagem do Anjinho que é um personagem da turma da Mônica que irá chamar atenção das crianças, e de uma águia, com exercícios para cobrir os pontilhados, completar as palavras que iniciam com a letra A, e depois pintar as palavras que a criança ache que começam com a letra.

Imagem 4 – Agora uma atividade com a letra B, com o Bidu que também é um personagem da turma da Mônica e com a imagem de uma bola que é uma palavra bem conhecida pelas crianças que começa com a letra, para elas colorirem as imagens e depois realizarem os exercícios, ou vice versa.

Imagem 5 – Usar personagens ou desenhos que chamem atenção da criança é uma ótima dica, mas chamando a atenção das crianças, fará também que desperte o interesse dela em fazer a atividade, e esta abaixo mais uma vez está com a presença de um personagem da turma da Mônica muito conhecido, o Cascão.

Imagem 6 – São muitos personagens na Turma da Mônica, conhecidos pelas crianças que você poderá usar, agora foi a vez do Duda aparecer aqui na atividade para as crianças treinarem a letra D, o Dudu e um dado, com os mesmo exercícios das atividades anteriores, apenas mudando a letra é claro, seguindo a sequência do alfabeto.

Imagem 7 – Agora na atividade com a letra E, foi usada uma estrelinha sorridente e um elefantinho bem fofinho para chamar atenção das crianças e elas colorirem, com o pontilhado, mostrando como se deve fazer o preenchimento, com imagens de um escorpião e escova de cabelos para eles completarem as palavras, e depois colorirem as fichas com palavras que comecem com E.

Imagem 8 – Mais um personagem da Turma da Mônica aqui, agora foi a vez do Franjinha, um personagem super inteligente da Turma, que vive criando coisas incríveis e impressionando todo mundo, com a imagem de um fogão também, o pontilhado sendo explicado como se deve fazer, e outras imagens com os mesmos exercícios.

Imagem 9 – O Humberto também é um personagem da Turma da Mônica, e um personagem especial que possui uma rara paralisia cerebral que faz com que ele nao fale, apenas murmure, com a imagem de um delicioso hambúrguer também, e de animais que começam com a letra H para as crianças aprenderem.

Existem inúmeras atividades para o treinamento das letras

Imagem 11 – Mais um personagem da Turma da Mônica, tem como característica o uso de seu inseparável boné vermelho que foi presente de seu avô, uma boa dica para as crianças colorirem as imagens com as cores corretas, trazendo os exercícios sobre a letra J.

Imagem 12 – Keika é mais uma personagem criada pelo Maurício de Sousa para ser uma mascote do Centenário da Imigração Japonesa, ela aparece nas histórias com a Turma da Mônica também, e é uma personagem especial pelo que representa, com a imagem de um sorvete Kibon também que a criançada ama.

Imagem 13 – O Luca também é um personagem super especial da Turma da Mônica, mesmo ele sendo cadeirante, ele sempre acompanha a turma no que ele conseguir, até mesmo nos esportes, principalmente o basquete, sempre com a cadeira que o Franjinha criou pra ele, trazendo exercícios agora com a letra L.

Imagem 14 – Agora a famosa Magali, que é uma das personagens principais da Turma, conhecida como a melhor amiga da Mônica, muito comilona, e por acaso ela ama melancia, que é a outra imagem na atividade, com certeza irá chamar atenção da criançada.

Imagem 15 – O Nimbus também faz parte da turma, e é um personagem especial pois ele é baseado no Mauro de Sousa, filho de Maurício, e suas características tem tudo a ver com Mauro, ele foi baseado nele mesmo, além de ser o mágico da turminha e amar fazer seus truques com os amigos, trazendo agora os exercícios pra treinar a letra N.

Imagem 16 – A Ogra também é uma personagem que aparece nas histórias da turma, conhecida por ser uma grande amiga da Thuga, e apesar de ter uma aparência máscula e feia, ela é toda feminina e delicada, mas dá um pouco de medo pela sua aparência, apesar de ser uma personagem bem legal, com exercícios da letra O agora.

Imagem 17 – Penha também é da turma, e é conhecida por ser a temida líder e principal integrante do grupo das Meninas do Bairro Pitangueiras, tem um temperamento muito forte, assim como a personagem Mônica, por isso as duas não se dão bem, trazendo agora os exercícios com a letra de seu nome, letra P.

Imagem 18 – O Quinzinho é mais um personagem da Turma, descendente de portugueses, que tem seu pai como o padeiro do bairro, é conhecido como o namoradinho da Magali, e ele adora agradar sua amada com comidas por ela amar e ser bem comilona, trazendo exercícios com a letra Q agora.

Imagem 19 – Agora nossa querida Rosinha, conhecida como a namorada do Chico Bento, trazendo exercícios sobre a letra R que é a letra inicial do seu nome, com a imagem de um rinoceronte também que é um animal conhecido pelas crianças, com os mesmos exercícios das outras letras.

Imagem 20 – A letra S agora para continuar a sequência, com duas imagens, de uma menininha bem brava chamada Sofia, e de um delicioso sanduíche, com o exercício para cobrir os pontilhados formando a letra S várias vezes, para completar as palavras que começam com S, e para pintar as palavras iniciadas com a letra.

Imagem 22 – Agora com a letra U de uva, mais uma atividade para as crianças treinarem palavras e a escrita da letra, com duas imagens, de um índio Ubiraci e de uma ave chamada de Uirapuru, com três exercícios novamente, pedindo pra cobrir os pontilhados escrevendo a letra, completar as palavras, e pintar as palavras que comecem com a letra U.

O aprendizado das letras do alfabeto é fundamental na alfabetização

Imagem 24 – Como as atividades são com todas as letras do alfabeto, não se pode faltar nenhuma, e esta abaixo ficou muito legal, com primeiramente dois deseinhos, de um menino chamado Wilson e de um esporte com W, depois os exercícios que possuem o mesmo estilo dos outros.

Imagem 26 – Agora atividades com a letra Y, primeiramente dando exemplos de uma menininha com o nome Yasmin que inicia com a letra citada, e a moto na marca Yamaha que também inicia com a letra, pedindo para a criança cobrir os pontilhados, completar as palavras, e por fim, pintar as palavras que começam com Y.

Imagem 28 – Aqui está mais uma dica de atividade bem legal para as crianças, com dois exercícios, o primeiro pedindo para as crianças circularem em um retângulo grande, os números na cor verde, e as letras na cor vermelha, depois para pintar na minhoquinha a letra inicial do nome da criança.

Imagem 30 – Na imagem abaixo há mais uma ótima dica de atividade para os professores entregarem às crianças, para que elas treinem as palavras com as letras F, C ou B, pedindo para que elas pintem os objetos cujos nomes comecem com as letras e depois escreva-as embaixo do desenho.

Imagem 32 – Para encerrar com uma ótima dica de atividade para os professores entregarem aos seus alunos, para treinarem as vogais que são muito importantes na alfabetização dos pequenos, com letras e imagens, pedindo para ligar as letras iguais, depois os professores podem pedir para que as crianças pintem as imagens.






Leia Também: