Parques e Museus para visitar em Curitiba : Turismo na capital Paranaense

Para quem gosta de conhecer sobre a história, os parques e museus para visitar em Curitiba oferecem muitas oportunidades para aprimorar os conhecimentos uma vez que as opções em locais de visitação apresentam atrações das mais variadas para o público em geral.

A capital paranaense é muito rica em cultura, tanto que dificilmente um turista que chega de visita a cidade vai embora decepcionado, pois leva na bagagem uma grande variedade de informações que lhe serão úteis.

Entre as muitas opções em museus encontrados em Curitiba podemos destacar:

Museu do Holocausto – o Museu do Holocausto é o único encontrado no Brasil e quem o visitar vai ter muito a aprender. Nesse museu encontramos muitas peças originais que pertenceram a vítimas do holocausto, e, além disso, existem os vídeos com depoimentos de alguns sobreviventes.

museu do holocausto curitiba
turismo museu do holocausto em curitiba

Visitar esse museu é uma experiência emocionante. Porém já vamos adiantar que dentro do museu é expressamente proibido fazer filmagens ou fotos e não é permitida a entrada de pessoas menores de 12 anos.

O museu abre de domingo a quarta feira, fechando nas quintas para limpeza e reabrindo na sexta feira. No sábado ele também permanece fechado.

Museu de Arte Sacra – esse museu fica ao lado da Igreja da Ordem, no Largo da Ordem. Um pouco escondido, a sua porta é pequena e já na entrada existe um corredor que dá acesso a uma grande sala onde estão expostas pelo menos 800 peças que fazem parte do acervo.

fotos museu arte sacra curitiba
museu de arte sacra curitiba
turismo museu arte sacra curitiba

Entre as peças mais antigas do acervo está à imagem do Bom Jesus dos Pinhais e de Nossa Senhora das Dores, datadas do século XVII e século XVIII respectivamente. Esse museu funciona de terça-feira a sexta-feira das 9:00 horas as 12:00 horas e das 14:00 as 18:00 horas enquanto que nos sábados domingos e feriados o horário de funcionamento é das 9:00 horas as 14:00 horas.

Bosque de Portugal – um ótimo local para visitar nos dias quentes de verão, o Bosque de Portugal foi criado para homenagear a língua portuguesa como também os países que falam português. Dentro do bosque existe uma trilha de pedra que é chamada de Alameda dos Cantares.

bosque de portugal curitiba
bosque de portugal

Ao longo desse caminho nos deparamos com pilares que apresentam trechos de poesias de autores famosos da língua portuguesa. Esse local não é muito grande, mas é ótimo para ser visitado com a família ou com os amigos ansiosos por conhecimentos literários.

Museu Egípcio – localizado no Bairro do Bacacheri, esse museu é mantido pela Rosacruz, instituição mística ligada a Maçonaria. Nesse museu podemos conhecer um pouco mais sobre a história do Antigo Egito, especialmente quanto a maneira de viver dos faraós.

Museu de Arte Contemporânea – esse museu está localizado bem no centro da capital paranaense e conta com mais de 1500 obras de arte de vários artistas plásticos do Brasil. Nesse museu é realizado o Salão Paranaense, muito tradicional na cidade para incentivar o gosto do público pela arte contemporânea.

museu de arte contemporanea curitiba

Existem muitas peças não originais idênticas a muitas que se encontram expostas em museus famosos. Esse museu ainda reserva uma área para quem desejar relaxar com a família ou os amigos.

Bosque do Alemão – criado em 1996 o Bosque do Alemão homenageia os imigrantes europeus de origem alemã e está localizado no Jardim Schaffer em uma área de 38 mil m² cheia de atrações para todo o público.

bosque alemao curitiba

Entre as atrações nesse bosque citamos a Torre dos Filósofos com um mirante de quase 20 m de altura de onde se observa grande parte da cidade de Curitiba. Outra atração é a Trilha de João e Maria que reproduz a história muito conhecida pelas crianças.

Museu Paranaense – esse museu foi criado em 1876 e é considerado a primeira grande instituição histórica do estado do Paraná. Esse museu comporta aproximadamente 400 mil itens como moeda, armas de guerra, fotos, filmes, medalhas, porcelanas, esculturas, móveis, entre outros itens que ajudam a contar a história da cidade e do estado.

museu paranaense curitiba
visitar o museu paranaense em curitiba

Museu Oscar Niemeyer – um dos locais mais visitados na cidade de Curitiba o museu Oscar Niemeyer se encontra entre os 20 mais bonitos do mundo. Esse museu também leva o nome de “Museu do Olho”, vale a pena conhecer.

museu oscar niemeyer curitiba

Museu do Automóvel – esse museu hoje é um dos mais importantes do gênero no Brasil onde encontramos um acervo com mais de 150 veículos. Para quem aprecia os carros, essa é uma boa oportunidade de conhecer os diversos modelos que marcaram seu sucesso durante o século XX.

museu do automovel curitiba
vista externa do museu do automovel em curitiba

O museu está localizado no Parque Birigui, um dos parques mais visitados dentro da cidade em Curitiba.

Museu do Expedicionário – outro local que não deve ser passado por alto pelos turistas que chegam a cidade e Curitiba, esse local mostra como foi a participação dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial. Entre tantas peças do acervo podemos destacar o tanque de guerra, um avião de caça Thunderbolt e outros equipamentos de guerra.

conheca o museu do expedicionario em curitiba
museu do expedicionario em curitiba
museu do expedicionario

Outros museus – além desses locais citados acima ainda podemos citar o Museu Ferroviário, o Jardim Botânico, o Museu da Fotografia e Gibiteca, entre outros, cada um com muitas atrações que sem dúvidas agradam a todos.

Leia Também: