Pisos laminados de madeira as melhores opções para seu lar

Em nossos dias os pisos laminados de madeira é a melhor opção as residências cujos proprietários não abrem mão da sofisticação que os assoalhos de madeira têm para oferecer. Mas como bem sabemos, a madeira maciça tem se tornado bastante escassa por conta da preservação da ecologia, e quando a encontramos precisamos pagar valores elevados pela madeira de melhor espécie.

Não existem dúvidas de que um imóvel oferecendo os assoalhados de madeira confere beleza e uma sensação de aconchego ao imóvel, mesmo porque a madeira dentre suas qualidades também tem propriedades térmicas, o que é muito necessário nos meses mais frios do ano.

Os ambientes ficam muito mais agradáveis

Mas graças a tecnologia moderna, hoje podemos contar com materiais alternativos da madeira que de alguma forma deixam a vista as características bem elegantes desse material cada vez menos visto.

Antes de falarmos do piso laminado propriamente dito, ainda precisamos lembrar que existem outras opções para os pisos de madeira, tais como o parquet, o taco, as cerâmicas com estampa da madeira, os porcelanatos com estampas da madeira e até alguns materiais sintéticos que quando bem colocados sobre o piso, garantem muita beleza com a estampa da madeira em suas diversas tonalidades e traços.

Quarto com piso laminado

imagem-1Os pisos laminados são uma ótica dica para a decoração da casa, principalmente em tons de madeira mais claros, como esse da imagem que combina com várias cores de móveis.
imagem-2

A sala

Este modelo de piso laminado também é uma ótima dica, com uma cor em tom mais escuro e amarelado, fica perfeito combinado com móveis com cores mais claras, ou até mesmo móveis apenas em tons escuros.
imagem-3

O modelo desse piso laminado, já é um modelo mais antigo e rústico, o modelo clássico de piso de madeira digamos, que são mais usados em casas com uma decoração com estilo mais retrô e antigo, fica lindo também.
imagem-4

Os pisos laminados hoje são muito fáceis de serem encontrados, pois a sua procura é cada vez maior na construção de imóveis mais luxuosos, uma vez que em vista de outros materiais para piso, este tem valores bem aceitáveis. (Veja também Apartamento pequeno com piso laminado para dar mais aconchego ).

Vantagens do piso laminado de madeira

Laminado Envernizado

Menor custo – se compararmos ao assoalho de madeira maciça fabricado com a madeira de lei, ele tem um custo ais acessível. Além disso, se levarmos em conta o conforto que ele tem para oferecer para a família, especialmente em casas onde tem crianças, em comparação a outros materiais ele também apresenta uma grande vantagem.

imagem-5

Aqui está mais uma dica de piso de madeira laminado no estilo clássico antigo, com um tom de madeira mais claro, perfeito para casas grandes, sem muitos móveis, ele dá a impressão de um espaço menor, combinando com vários tipos de tons de cores de móveis.
imagem-6

O modelo desse piso também é bem rústico, com uma cor que é bem madeira mesmo, liso sem divisórias, e no modelo fosco, sem brilho que é mais fácil de cuidar e limpar.
imagem-7

Este tom de madeira de piso laminado também é muito usado, com um tom mais cinza, liso, sem divisórias e brilhoso, que necessita ser encerado de vez em quando pra que não fique fosco e perca sua beleza, é uma ótima dica também apesar disso.
imagem-8

Facilidade na instalação – como já mencionamos a sua colocação não tem muitos segredos, e se o contrapiso estiver devidamente nivelado, a instalação através de encaixe macho-fêmea, torna o trabalho rápido e prático, precisando um pouco de calma apenas. Com um pouco de sorte, podemos até dispensar a mão de obra profissional.

Resistência a cupim – esse piso já vem protegido de fábrica contra a ação dos cupins, e isso, com certeza também é uma grande vantagem.

Facilidade na limpeza – esse material traz um acabamento em verniz, com isso, basta passar um pano levemente umedecido para fazer a limpeza. Isso torna o trabalho rápido e muito prático.

Produto ecologicamente correto – a madeira usada na fabricação do piso laminado é de madeira de reflorestamento e também de florestas certificadas, isso nos dá a garantia que os fabricantes não estão agredindo a natureza. (Recomendamos  Luminária para sala de jantar modelos modernos ).

Esse modelo de piso é bastante resistente a riscos, mais uma grande vantagem se compararmos esse material a outros tipos de pisos. Além disso, apesar de necessitar de mão de obra profissional, esse piso não oferece muitos segredos para a colocação, uma vez que não fica preso ao contra piso e sim que as peças se encaixam e ele fica solto em cima de mantas térmicas especiais.

imagem-9

Este piso laminado possui uma cor mais escura, na madeira no modelo Amendola curação, que é uma madeira de alta qualidade, por isso esse modelo possui um preço mais alto que os demais, mas a qualidade também é melhor.
imagem-10

Já este modelo de piso laminado de madeira aqui, possui a madeira do tipo Barcelona, neste modelo com uma cor mais clara, e é um modelo de madeira que não possui um valor tão caro e que também possui uma qualidade boa.
imagem-11

Este piso laminado possui a madeira em vários tons, divisórias, e é um assoalho mais fosco, mais assemelhado ao modelo de piso laminado Cherry Florense, que também é muito usado por ser de boa qualidade.
imagem-12

Não precisamos dizer que para colocarmos o piso laminado é preciso que o contrapiso esteja pronto e devidamente nivelado.

Composição do material – o piso laminado de madeira é constituído de 4 camadas;

Primeira camada – essa primeira camada é de Overlay, uma espécie de filme transparente que protege contra os riscos e também facilita a limpeza.

Segunda camada – a segunda camada é o desenho do piso, lembramos que a madeira tem cores e traços variados, e, nesse caso, esse desenho vai caracterizar uma das espécies da madeira que a deixa tão atraente.

Terceira camada – essa é a camada base do piso que apresenta o encaixe para montar todo o assoalho.

Quarta camada – essa última camada apresenta uma resina de celulose que protege o piso contra os perigos da umidade e garante um maior tempo de vida útil ao material. Além disso, essa camada contribui com a resistência do piso.

imagem-13

Quando você usa pisos laminados em casa, tem que muito cuidado para não riscar, principalmente na área da sala de jantar onde tem as cadeiras, mas uma boa dica de piso laminado é essa aqui da imagem, no modelo Lucerna, que é um modelo mais caro por ser de alta qualidade, usado até mesmo em academias.
imagem-14

Já este modelo de piso laminado aqui é muito usado em casas nobres, com a madeira no modelo Vigo, possui um preço mais alto, por isso mesmo é usado em casas mais nobres, por ser um piso com madeira de alta qualidade.

Ambientes da casa
imagem-15
imagem-16

Grau de resistência – com respeito ao piso laminado de madeira também é preciso entender que ele oferece três opções em resistência à abrasão, o piso de baixa resistência, o de média resistência e o de alta resistência à abrasão. Então ao buscar por esse material no mercado, lembre-se que quanto mais resistente for o piso, certamente mais vai resistir aos riscos. ( Recomendamos Como decorar área externa com piscina e ter agradáveis momentos de lazer ).

O piso de baixa e média resistência é indicado para imóveis residenciais sejam as casas ou apartamentos, enquanto que o tipo de piso mais resistente, apesar de ser bastante usado nas residências, é também indicado para academias, lojas, escritórios, entre outros locais com alto tráfego em ambientes internos.

imagem-17

Aqui está mais um modelo de piso laminado nobre, muito usado em casas ricas, com móveis e decoração cheios de sofisticação, este piso é sempre muito usado, no modelo Salinas, que também possui um preço mais alto.
imagem-18

Este laminado também é usado muito em casas nobres, com esse tom escuro avermelhado, deixa a casa com um ar mais chique e sofisticado, possui uma madeira brilhosa, e fica lindo na decoração das casas grandes e espaçosas.

Living room in new construction home with cherry wood flooring

Este é um modelo de piso de madeira bem diferenciado, para quem gosta de uma decoração cheia de estilo e um toque diferente, essa madeira cheia de tons de cores é a dica perfeita para a sua decoração.

imagem-20

Antes da instalação – é importante que antes de instalar o piso laminado o contrapiso esteja devidamente nivelado, sem sujeira e acima de tudo bem seco. Para certificar-se de que ele está livre de umidade, cole um plástico sobre toda a extensão do contrapiso usando uma fita adesiva nas bordas e espero por pelo menos 24 horas, se não aparecer gotas no plástico, o trabalho pode continuar.

Ainda antes de colocar a manta sobre o contrapiso, certifique-se do esquadro e outras imperfeições que podem existir no encontro das parede com o piso, pois se existirem, devem ser corrigidos primeiro.

Manta – a manta que servirá de camada protetora contra possíveis umidades ou mesmo para corrigir irregularidades a baixo de 3 mm no piso deve ter a espessura mínima de 2 mm, isso para acomodar corretamente o piso laminado e contribuir também com a acústica do ambiente.

Também é importante lembrar que essa manta de polietileno ou poliuretano deve ser colocada em sentido contrário ao piso laminado e ainda precisa apresentar 1 cm de sobra sobre as paredes.

Para maior garantia do trabalho, existem alguns modelos para essa manta que possuem uma superfície ondulada para permitir a ventilação entre estas e o piso laminado, o que evitará ainda mais os possíveis transtornos com a umidade que poderiam estragar o material.

imagem-21

Este modelo de piso também é bem diferenciado, com vários detalhes na madeira e cores, fica lindo em casas com as paredes em tons mais claros e detalhes em madeira no teto como essa abaixo.
imagem-22
imagem-23

imagem-24

Estilo rustico
imagem-25

Detalhe – o piso laminado pode ser colocado sobre o piso cerâmico desde que a superfície esteja devidamente limpa, seca e nivelada. Porém não se aconselha colocá-lo sobe carpetes de madeira ou têxteis, pois pode ocorrer problemas com a umidade. (Leia  Piso de madeira laminado para ambientes ).

Instalação do piso – para começar a instalação do piso laminado, as réguas devem ser instaladas com o encaixe macho voltado para a parede, mas atenção é preciso deixar um espaço de 15 milímetros entre piso e parede para que haja a devida dilatação.

Depois disso, é só seguir em frente cuidando para que todas as réguas fiquem devidamente encaixadas uma a outra.

Marcas encontradas no mercado – hoje podemos contar com algumas marcas de piso laminado bem conhecidas no mercado, tais como a Durafloor e a Eucafloor, marcas que estão presentes há muitos anos, mas também existem outras não tão conhecidas assim.

Por isso, no momento de escolher, fique de olho nas qualidades do material e suas garantias e não faça nenhum negócio no escuro, compare e certifique-se que estará fazendo o melhor negócio.

Faça então suas pesquisas visitando as lojas especializadas em revestimentos para piso e tire suas conclusões. Depois disso, se você for capaz de fazer o trabalho sozinho, melhor, do contrário não exite em contratar um bom profissional para fazer um serviço garantido.

Leia Também: