Tabuada do 9 de multiplicação para o ensino fundamental

A tabuada do 9 assim como a tabuada em geral sempre foi e continua sendo um pesadelo para muitos alunos nas primeiras series na escola, pois apenas quem passou por isso pode dizer o quanto é complicado estudar a Matemática até que nos familiarizemos com os números e seus valores, já que essa é uma atividade básica para a matéria, e não vamos muito longe nos estudos sem conhecê-la perfeitamente.

Mas em nossos dias graças as muitas curiosidades que se apresentam com respeito a tabuada, estudá-la tornou-se mais divertido e para quem tem o desejo real de aprender encontra maiores facilidades para isso.

Entre as curiosidades sobre a tabuada do 9 podemos então citar que se somarmos os algarismos do resultado da multiplicação vamos sempre encontrar o resultado de 9, e para que você entenda vamos exemplificar: 9X1=9, 9×2=18, nesse caso 1+8=9, 9×3=27 e somando 2+7=9, e assim por diante.

Nessa mesma curiosidade se colocarmos em ordem essa multiplicação veremos que o primeiro algarismo do resultado segue em ordem crescente de 0 a 9 enquanto que o segundo algarismo do resultado segue em ordem decrescente, ex: 9×1=9 ou seja 0+9=9, 9×2=18, note que o primeiro algarismo é 1 e o segundo é 2, no final 9×10=90 ou seja 9+0=9 sendo o primeiro algarismo 9 e o segundo 0.

Se buscarmos a tabuada do 9 na internet vamos descobrir muitas curiosidades mais que facilitam o aprendizado, por isso, se você tem dificuldades em ensinar ou aprender a temida tabuada, faça suas pesquisas e comprove por sua conta.

Leia Também: