Veja algumas PRATELEIRAS para livros de parede


By Maria Clara | 15 de junho de 2017.

Existem muitas maneiras de você organizar os seus livros em prateleiras para livros de parede, algumas opções podem ser vistas nessa página, basta aproveitar os modelos na hora de decorar a sua casa.






Se você optar por colocar seus livros na ordem alfabética dos autores, lembre-se se esquecer o nome do autor, dependendo da quantidade de livros que você tiver, vai demorar mais para encontrar, hehe!!! Esteja certa de que lembrará dos autores se os puser nessa ordem.

Na opção de colocar na ordem alfabética das editoras, acho mais perigoso, ainda…porém, tem gente que lembra bem da editora e facilmente associa o autor ou o nome do livro com a editora, então isso vai de você, amiga. É muito pessoal.






Na minha opinião, organizar por gêneros é uma das melhores opções, porque você acha facilmente, se já os leu. No entanto, aqueles que você não leu ainda, e nem tem certeza do que se trata, exatamente, aí ficam meio que de lado, até você ler…depois você os encaixa nas devidas prateleiras.

Se você gosta de usar as prateleiras mais diferentes para decorar o seu ambiente, não esqueça de pensar em quantos livros e qual o peso que as prateleiras vão aguentar. Já vi muita prateleira bonitinha cair e deixar todos os livros no chão.

Assim não dá não é mesmo gente? Então escolha as melhores opções de prateleiras para deixar o seu ambiente ainda mais bonito e moderno.

Como escolher as prateleiras para livros de parede:

  • Defina suas necessidades de acordo com o número de livros que vai expor
  • Adeque os modelos de acordo com os demais itens da decoração no ambiente
  • Confira as qualidades do material usado para as prateleiras
  • Escolha modelos de prateleira de acordo com os espaços disponíveis no ambiente

Muito parecido com um rack, porém totalmente aberto, esse modelo de prateleira é muito prático para quem não tem muitos livros para expor e, além disso, ficam bem ao alcance das mãos. Veja na imagem que os livros são colocados na parte inferior enquanto que no espaço superior podemos aproveitar para expor algumas peças decorativas menores.

Nessa outra imagem podemos ver que a prateleira também está colocada no piso do ambiente e para facilitar a organização dos livros ela traz várias divisões e ainda sobra o espaço superior para colocar outros itens decorativos. Prateleiras como essa, geralmente são fabricadas com o MDF ou o MDP, o que torna o valor mais acessível.

Na imagem abaixo vemos uma prateleira bem grande, dividida em vários compartimentos. Como podemos perceber, essa prateleira, também conhecida como estante cobre todo o espaço de uma parede, fato que a torna bem destacável no ambiente onde estiver instalada.

Na imagem abaixo vemos um modelo de prateleiras para livros de parede bem incomum, pois ela transpassa por cima da porta formando uma espécie de túnel. Essa é uma boa ideia para quem tem a necessidade de aproveitar bem os espaços, uma vez que a prateleira vai ficar bem atraente e prática.

Outro modelo de prateleira para livros que chama a atenção por conta dos detalhes que apresenta. Veja que ela é dividida em vários espaços com tamanhos e formatos diferentes, o que é uma boa alternativa para separar os livros de acordo com o tamanho.

Na imagem seguinte vemos uma prateleira para livros bem criativa e fácil de fazer. Como podemos notar, essa prateleira é formada por duas escadas de abrir e algumas tábuas que são apoiadas nos degraus, uma ótima ideia para quem desejar economizar sem abrir mão da sofisticação.

A imagem abaixo lembra uma verdadeira biblioteca, pois as prateleiras apresentam uma grande variedade de livros bem organizados por conta dos muitos espaços que as prateleiras oferecem. Veja que existe uma prateleira mais baixa e comprida ao lado de uma prateleira alta e mais curta além de outras prateleiras ao fundo ao lado de uma mesa de escritório.

Na imagem abaixo vemos uma prateleira, porém, nada de livros, mas isso é para mostrar que as prateleiras para livros também podem ser usadas para expor outros objetos decorativos, como, no caso, os vasos decorativos, porta-retratos, e outros objetos.

Veja só as prateleiras para livros de parede que aparecem nessa imagem, pois são bem amplas com muito espaço disponível até mesmo para acomodar outros objetos necessários no local. O bom dessas prateleiras é que elas ocupam poucos espaços e com isso podem ser instaladas em qualquer ambiente.

Que maravilha! Esse estilo de prateleiras muita gente vai querer ter em casa, pois além de muito atraente, ela é bem versátil e poupa muito espaço no ambiente. Veja as duas imagens, primeiro a prateleira fechada e depois aberta com os livros bem organizados a disposição.

Combinando com muita sofisticação no ambiente muito amplo, lá ao fundo vemos uma prateleira que abrange quase toda a extensão da parede e ainda ao centro traz um compartimento maior para expor outros itens de decoração. Bem planejadas essas prateleiras podem fazer a diferença em uma decoração.

Na imagem abaixo vemos mais um modelo de prateleiras para livros, uma prateleira menor, porém, bem fabricada, toda em madeira, ideal para espaços pequenos. Veja que essa prateleira é suspensa, presa a parede apenas, o que facilita na hora de fazer a limpeza do ambiente.

Quando se trata de exclusividade, até as prateleiras para livro podem oferecer modelos diferentes. Na imagem abaixo vemos uma prateleira que é presa a parede, o que a torna ainda mais prática, pois mantém o vão livre abaixo dela e ainda fica a uma altura mais cômoda.

Veja na imagem abaixo que podemos unir o útil ao agradável até mesmo na maneira de projetar uma prateleira para livros. Perceba que essas prateleiras recebem uma estrutura em ferro na cor preta e madeira branca para apoiar os livros e ainda permitem acomodar o sofá por baixo sem comprometer os espaços. 

A criatividade do ser humano não tem limites mesmo! Veja só o estilo dessa prateleira para livros, um modelo que certamente fica muito bem em qualquer ambiente, seja em uma sala de estar, no quarto ou ainda no escritório, uma ótima ideia também para usar como de divisória de ambientes.

Para quem tem um espaços compacto e não sabe como aproveitá-lo essas prateleiras para livros de parede pode ser uma ótima alternativa. Veja esse modelo em madeira maciça bem instalada em um local que agora tornou-se muito útil.

Veja na imagem abaixo mais um modelo de prateleiras para livros que foram instaladas no cantinho do ambiente. Perceba que as prateleiras em madeira pintadas de branco estão como que prensadas entre duas paredes e ao lado então encontramos também um sofá, uma cadeira branca e o tapete no assoalho complementando a decoração.

Se você tem aquele espaço perdido entre dois ambientes ou mesmo no acesso ao corredor, seja criativo e torne esse espaço útil. Veja mais um exemplo de prateleiras que estão prensadas entre duas paredes e crie o seu próprio espaço cultural dentro de casa.

Mais um modelo bem criativo de prateleiras para livros que está fixado na parede sem comprometer os espaços. Perceba na imagem que não é tão difícil assim criar um espaço para leitura dentro de casa, aproveite a ideia e promova esse espaço na sua casa também.

Com um bom planejamento podemos montar uma biblioteca bem sofisticada. Veja na imagem que as prateleiras para livros estão colocadas junto a parede e ainda passam por cima da abertura da porta, sem comprometer os espaços e ainda valorizando a decoração.

Você tem em sua casa uma escada que dá acesso ao andar superior e quer aproveitar o espaço embaixo dela? Veja na imagem que é possível criar uma biblioteca bem sofisticada nesse local. Perceba que as prateleiras para livros acompanham a altura da escada e oferecem espaços bem apropriados para organizar os livros do jeito que se achar necessário.  

Mesmo nas paredes rústicas as prateleiras para livros ficam bem elegantes. Na imagem abaixo percebemos que as prateleiras em madeira maciça combinam perfeitamente na decoração e o que é melhor, não comprometem os espaços para circular no local.

Se você não sabe onde organizar sua biblioteca, veja nessa imagem que as prateleiras são bem vindas até mesmo junto a TV. Com um pouco de criatividade é possível criar alguns modelos de prateleira que contribuirão com a decoração de sua sala e ainda deixarão suas literaturas bem acomodadas.

Quem disse que uma biblioteca não fica bem na sala? Pois essa imagem mostra que isso é perfeitamente possível, desde que as prateleiras sejam devidamente planejadas como podemos perceber nesse exemplo abaixo em que as prateleiras tomam praticamente todo o espaço da parede.

Na imagem abaixo temos mais um exemplo de como podemos organizar os livros em prateleiras. Veja que as prateleiras se estendem por toda a extensão da parede e garantem bons espaços não apenas para acomodar os livros, como também outros objetos decorativos e até algumas bebidas.

Depois dessas muitas imagens de prateleiras, você só vai guardar os livros em gavetas se quiser. Faça seus planos e providencie logo um espaço para sua biblioteca ficar exposta, pois como vimos, as prateleiras para livros podem ser instaladas em qualquer espaço.