Vivendo com saúde: Não vou mais comer carne vermelha

Após refletir sobre os alimentos saudáveis, decidi que não vou mais comer carne vermelha, pois esta é a que mais causa transtornos para a saúde, e na verdade o único nutriente que podemos aproveitar não apenas na carne vermelha como nas demais carnes é a proteína, e esse nutriente é facilmente encontrado nos alimentos de origem vegetal.

não vou mais comer carne vermelha

E tem mais, a carne, em especial a vermelha é um alimento de difícil digestão, mais uma razão para abandoná-la em benefício da saúde do aparelho digestivo.

Veja também:

Motivos para não comer mais carne de porco

Confira os lanches mais saudáveis para levar para o colégio

Já que não vou mais comer carne, pode surgir a dúvida; o que comer para substituí-la? Eis algumas dicas:

Folhas verdes

  • Esses alimentos na grande maioria são ricos em ferro, mas o que precisamos saber é que elas são necessárias na alimentação para que o nosso organismo assimile melhor as proteínas encontradas nos alimentos. Não deixe faltar em sua mesa à alface, ou a couve-folha, ou a rúcula, ou o almeirão, entre outras hortaliças de cor verde.

Sementes

  • Sementes abóbora, girassol, gergelim, chia, pistache, além das amêndoas e nozes são ótimas substitutas da carne, uma vez que são ricas em proteínas além de outros nutrientes saudáveis. Porém devemos lembrar que precisamos evitar as sementes que já vem prontas para consumo, geralmente cheias de sal.

Brotos

  • Em especial, os brotos de feijão, de girassol, de alfafa, entre outros são ricos em proteínas, e nesse caso, também chegam a nossa mesa para substituir a carne com maiores benefícios.

Cereais integrais

  • Os cereais integrais também são ótimos substitutos da carne, mas também podemos incluir os grãos integrais como o feijão, as lentilhas, o grão-de-bico, e a soja que além de serem ricos em proteínas, ainda oferecem outros nutrientes. Todos estes alimentos também são de fácil digestão.

Ainda existem outras variedades de alimentos que posso colocar em meu cardápio para substituir a carne, por isso, não vou voltar atrás em minha decisão e te aconselho a pensar com carinho nessa ideia.

Confira 3 motivos para não comer mais carne:

Leia Também: